002 – Ricardo Moura: o que um consultor faz, planejamento e metas de vida e como aproveitar cada fase

Conseguir desfrutar o presente, mas sabendo para onde você quer ir no futuro é um trabalho árduo. Ainda mais com a difícil tarefa de saber o que queremos da nossa vida e conseguir equilibrar os diferentes papéis que exercemos. De certa maneira, continuo essa temática do primeiro episódio agora sob a ótica e experiência de como aproveitar a vida com Ricardo Moura.

Em 2009 eu comecei a fazer a graduação de Administração de Empresas na PUC-PR. Na mesma época meu grande amigo Ricardo Moura entrou como trainee em uma empresa de consultoria SAP, na FH Consulting. Conversando com ele, entendendo como era a dinâmica de um consultor e qual seria o papel dele nos projetos, comecei a cada vez mais criar gosto pelo mundo SAP e também comecei a vislumbrar uma carreira dentro do mundo SAP.

Na ocasião, o Ricardo já era formado, o que é pré-requisito básico para você ser um trainee nas grandes empresas. No meu caso, ainda demoraria muito, a previsão era me formar em 2013! Foi quando surgiu ao acaso, ou não, uma vaga de estágio na Pelissari para a área de projetos, que não era exatamente o que o Ricardo fazia, o que eu gostaria de fazer, mas foi uma porta de entrada para cair de paraquedas nesse mundão.

Bom, vamos ao que interessa…
Com o passar do tempo percebi que a dinâmica de ser um consultor, as atividades e o dia-dia não era o que eu almejava para meu futuro profissional, enquanto isso me encontrei no mundo de projetos, começando como assistentes dos gerentes de projeto, passando por várias áreas, até que cai efetivamente no papel de um gerente de projeto.

O conhecimento, convivência, conversas e a experiência prática me ajudaram no processo de me conhecer, conhecer cada função dentro daquela máquina de consultoria SAP e a entender onde eu me encaixaria melhor. Esbarramos no velho autoconhecimento, se conhecer, se perceber, para conviver melhor consigo mesmo e coexistir com o mundo.

É seguindo essa temática que seguimos nesse episódio.
O Ricardo é formado em Economia pela UFPR, fez estágio no setor público, banco, caiu no mundo de SAP como trainee e nele está até hoje como consultor CO, com diversas experiências em grandes empresas e projetos internacionais.

Compartilhamos o ponto de vista do Ricardo sobre como aproveitar a vida, cada uma das suas fases ao máximo e a importância de planejar para onde você está indo, mas ter a flexibilidade para encarar a realidade da jornada.

Como diz uma regra antiga do exército canadense: “Se Houver disparidade Entre o Mapa e o Terrenofique Sempre com o Terreno”.

Escute o conteúdo completo no podcast, você pode ouvir no Spotify ou escolher uma das muitas plataformas disponíveis no Anchor.FM.

Deixe seu feedback, comentário, dúvida, sugestão de pauta, que será muito bem vindo. Compartilhe com seus amigos, família, companheiro, papagaio, cachorro, avó e vovô. E você pode me apoiar com esse conteúdo aqui!

Contextos, Conteúdos, Referências e Links Úteis

Acompanhe o Ricardo Moura
Conteúdo do Gustavo Caetano da SambaTech sobre Mapa e Território
Episódio do João Felipe citado


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *